segunda-feira, 14 de junho de 2010

Web-jornalismo e Tecnologia


O desenvolvimento dos meios de comunicação social este intimamente relacionado com os avanços que ocorreram nos métodos de difusão. Tal como aconteceu nos meios tradicionais, o desenvolvimento do web-jornalismo está umbilicalmente ligado aos processos de aperfeiçoamento da sua difusão. A identificação de uma linguagem que tire partido das características oferecidas pelo meio, por exemplo, tem sido condicionado pela instabilidade resultante do rápido desenvolvimento das tecnologias de acesso e pelo desequilíbrio geográfico que se verifica no campo do acesso à internet. Temos o conteúdo da pirâmide invertida que passa ao leitor as notícias mais importantes ao seu topo e as menos importantes ao seu pé, já na pirâmide deitada ela oferece ao leitor vários pequenos blocos de notícias que ao decorrer chegaremos a grande notícia macro.
Na pirâmide invertida temos o lead, dados secundários e final. No caso das lineares, a mais simples, os blocos de texto está ligados através de um ou mais eixos, o grau de liberdade de navegação é condicionado, uma vez que o leitor não pode saltar de um eixo para o outro, isso se refere a uma das estruturas da web notícia.
No web-jornalismo as notícias vêm acompanhadas de links que possibilitam pular para a parte desejada da mesma, o leitor não precisa ler toda a notícia para poder chegar ao final, uma notícia central vem acompanhada de vários outro pequenos blocos de notícias que ao final todas estão relacionadas a uma única notícia macro, semelhante ao processo da pirâmide deitada.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo autor quanto à forma com que o público lê a web notícia, o autor a certa altura de seu texto lança esta pergunta: “a aplicação de uma técnica baseada na organização dos fatos pela importância que o jornalista lhe atribui é a mais aconselhada para o jornalismo que se faz em um meio interativo, o autor apresenta a seguinte resposta: não, porque Canavilhas diz que o web-jornalismo é a melhor maneira a ser utilizada para noticiar os fatos, devido ser usada a pirâmide deitada. Afirma ainda que o leitor tem que ter liberdade pra ler o que lhe convém, podendo assim navegar tranquilamente, indo de uma pagina a outra, porque o leitor tem que definir seu próprio percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário